Trabalhando com as mãos

Eu nunca fui boa com habilidades manuais. Tenho a maior inveja de quem faz embrulhos bonitos pra presentes. Afinal, uma das coisas mais especiais de ganhar um presente é quando ele vem com um papel de embrulho bonito, dobrado de um jeito especial, né? (Coisas as que a gente só dá valor depois que cresce e precisa degustar um pedacinho de chocolate pra matar a vontade e não devorar a caixa inteira e fazer um estrago na balança!) Mas, enfim, nunca fui boa. Em tirar nós complicados, em fazer um laçarote bonito atrás do vestido, em confeccionar bijuterias pra vender na escola, em decorar biscoitos de natal com aqueles tubos de creme coloridos de confeiteiro.

É lógico que isso me preocupa horrores, já que considero fazer uma especialidade cirúrgica. Como não sei nem pregar um botão, como é que eu vou consertar retalhos DENTRO de pessoas? Aliás, isso é bem paradoxal: eu sei costurar gente, mas não sei costurar roupa. E o que é pior é que a gente só sabe se leva jeito pra operar depois que aprende a operar. E a gente só aprende mesmo a operar quando já está lá pro final da residência. Então como é que eu vou saber se eu tenho um dom pra uma coisa que eu tenho que decidir agora, mas só vou começar a aprender a fazer daqui a 3, 4 anos?!

O que me conforta é que, no fundo, tudo é prática. Como dizia um professor meu de cirurgia, se você treinar um orangotango a operar, ele vai acabar operando. Algumas pessoas têm um dom e terminam em 10 minutos um trabalho manual que outra pessoa levaria 3 horas pra conseguir acabar. E eu, quando aprendi a encapar meus livros com contact, na 5a série, demorava muito e me enrolava toda. Na 8a eu encapava todos os meus e os da minha irmã em uma tarde! E sem deixar nenhuma bolha.

Ou seja, talvez haja esperança pra mim.

Deixe um comentário

